A Metamorfose, de Franz Kafka

Clique na capa do livro para começar a ler “A Metamorfose”

Você também pode encontrar este livro em: Google Drive

INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Gênero(s): Ficção, Novela
Ano de Lançamento: 1915
Formato: .pdf
SINOPSE
Nesse livro, Kafka relata o acontecimento inusitado de Gregor Samsa que, depois de uma noite agitada, desperta com seu corpo transformado em alguma coisa “asquerosa”. Gregor acha, a princípio que aquilo é um sonho. Após algum tempo caí na realidade e se ve transformado num imenso inseto. Não deixa ninguém entrar em seu quarto. Gregor era basicamente o chefe de sua família constituída por seu pai, sua mãe e sua irmã. Quando reparam que Gregor faltara ao serviço começam a insistir para entrarem no seu quarto, desconfiam de alguma doença. Gregor, nesse meio tempo começa a se analisar, sente seu casco, suas novas “patinhas” e fica aturdido com tudo aquilo. A impressão que se tem é que Gregor se transformara numa barata gigante.
Após algum tempo a família consegue arrombar a porta e “vislumbra” o enorme inseto. Todos ficam aturdidos, o pai de Gregor tenta mata-lo com um pedaço de pau mas logo percebem que se trata de Gregor pois o inseto não os trata com hostilidade. Mais tarde, mas ainda no mesmo dia, o chefe de Gregor vai à sua casa tirar satisfações e se depara com Gregor-inseto. Ele se assusta, mas promete esquecer o assunto. Dias depois, todos na casa arranjam empregos e Gregor é alimentado por sua irmã, a única que entra no quarto. É bom lembrar que Gregor não consegue mais comer comida normal, a irmã, o único ente da família que suporta ver Gregor é quem a leva comida estragada para ele, coisas podres, etc. Gregor então, diante de tal situação, começa a sentir um estorvo, um fardo muito grande para a família que, não obstante estarem trabalhando, tiveram que alugar comodos de sua casa para cobrir os gastos. Após um tempo, Gregor tenta sair de sua alcova mas sofre um acidente caí e, depois de agonizar, morre.
A empregada acha o cadáver, mostra aos familiares, que aparentam chorar. Eles se livram do cadáver, vendem a casa, compra um lugar menor e, por incrível que pareça, decidem, logo após tudo isso, casar sua filha.
BIOGRAFIA DO AUTOR

Franz Kafka (1883 – 1924) foi um dos escritores mais importantes do século XX. Nasceu em Praga (atual República Tcheca), no seio de uma família judia, e compôs suas obras em alemão.

Sua vida foi marcada pela relação difícil com o pai, pelos complicados relacionamentos afetivos e, por fim, pela tuberculose, que lhe consumiu os derradeiros anos. A prosa de Kafka desenvolve-se num mundo de pesadelo, em que predomina a solidão do individuo, indefeso diante do poder.

Quer receber nossas atualizações por e-mail?

Nós podemos ajudá-lo a escolher sua próxima leitura.

One Response

  1. jhenna janeiro 28, 2014

Leave a Reply

Seleção de Resenhistas! – Participe e Ganhe Muitos Livros CLIQUE AQUI