A autora mudou-se para os Estados Unidos em 1999, para um trabalho de redação técnica. Quando foi despedida dois anos depois, ela decidiu tentar escrever contos de ficção. Apaixonada por animais, dedicou seu primeiro romance aos cavalos, onde precisou participar de aulas de equitação com o intuito de explorar os espaços íntimos e, muitas vezes, a relação entre pessoas e animais.
Seus livros, no geral, tratam principalmente sobre animais e ela é uma apoiante de numerosas organizações de caridade que apoiam os animais e a vida destes em seu habitat natural.
O mais recente livro de Sara é Ape House, que apresenta o macaco Bonobo. Quando um número de macacos são seqüestrados de um laboratório de línguas, o seu aspecto misterioso em um reality show põe em causa os nossos pressupostos sobre estes animais que compartilham 99,4% de nosso DNA. Gruen teve um fascínio ao longo da vida com o discurso do macaco-humano, com um interesse particular em macacos. Ela estudou lingüística e um sistema de lexigramas a fim de comunicar-se com os macacos, e foi um dos poucos visitantes que foi permitido o acesso ao Confiança Great Ape em Des Moines, Iowa, onde os macacos passaram a amá-la. Para trazer sua experiência e pesquisa ligada a esta novela, ela abre o mundo animal para nós através de romances. Ape House é uma obra fascinante, engraçada, compassiva e, finalmente, profundamente comovente.
Maravilhoso!